domingo, 5 de dezembro de 2010

Conheça o livro "1968- O ano que não terminou"

O livro 1968: O ano que não terminou foi escrito em 1988 pelo jornalista Zuenir Ventura. Na obra o autor narra vários episódios verídicos acorridos no ano de 1968. A narrativa tem como pano de fundo a censura militar durante a ditadura, reflexo do golpe de 64.

O primeiro capítulo, O rito de passagem narra o badalado réveillon promovido pelo casal Luís e Heloísa Buarque de Holanda em sua mansão. O evento reuniu nomes da alta sociedade carioca, além de artistas e jornalistas. A festa foi marcada por debates acalorados entre os intelectuais presentes, regada de bebidas alcoólicas e um clima de sensualidade exacerbada entre os casais. O ambiente de euforia e ao mesmo tempo de incerteza marcou a vida dos presentes e, pois fim a uma trajetória de liberdade e idealismo.

Daí pra frente, o autor conta histórias envolvendo a censura no teatro e nos meios de comunicação, as passeatas estudantis, a perseguição aos artistas, a disputa política e as ações do Dops. O livro-reportagem é dividido em 4 partes e possui 27 capítulos. A obra contendo os relatos do final da década de 1960 foi escrita e publicada 20 anos após os acontecimentos. Para compor o trabalho, o autor pesquisou revistas e jornais da época, além de entrevistar personalidades que vivenciaram ou protagonizaram os fatos.


MESSIAS MATHEUS



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário