domingo, 5 de dezembro de 2010

Sobre o autor

Zuenir Carlos Ventura nasceu no dia 1° de junho em Além Paraíba, na Zona da Mata mineira. Já foi professor de português e hoje é considerado um dos grandes jornalistas do país. Colunista de O Globo e da revista Época, autor da reportagem do Jornal do Brasil que em 1990 pavimentou a condenação dos assassinos de Chico Mendes, é formado em Letras e a início queria ser apenas professor, mas acabou sendo fisgado pelo jornalismo em 1956.

É o conceituado autor de obras como 1968 – O Ano que Não Terminou, editado há vinte e dois anos, quando a geração das Diretas Já revisava seus mitos fundadores. Tal livro serviu de inspiração para a minissérie Anos Rebeldes, produzida pela Rede Globo, cuja abertura você confere aqui.

Em 1995 ganhou o Prêmio Jabuti na categoria reportagem pelo livro Cidade Partida, que trata da guerra entre a sociedade do Rio de Janeiro contra os bandidos da favela de Vigário Geral, conflito este que resultou no movimento Viva Rio.

Aos 76 anos, Zuenir Ventura lançou 1968 – O que Fizemos de Nós pela editora Planeta. Saboroso tema, com o contraste de gerações de seus filhos e netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário